Conheça os Três perigos espirituais e previna-se deles!

em 08 dezembro 2018




Todos nos de alguma maneira conhecemos alguém que já foi favorecido, mas também conhecemos alguém que já foi desfavorecido, ou até mesmo essas situações já aconteceu conosco. Mas existe perigo em sermos favorecidos, ou esse perigo não pode nos alcançar? Vamos ler o relato bíblico em Gênesis 37.1-36.


1 Habitou Jacó na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã.
2 Esta é a história de Jacó. Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com os seus irmãos; sendo ainda jovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e trazia más notícias deles a seu pai.
3 Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas.
4 Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente.
5 Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais.
6 Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive;
7 Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu.
8 Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras.
9 Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim.
10 Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
11 Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo.
12 E, como foram os irmãos apascentar o rebanho do pai, em Siquém,
13 perguntou Israel a José: Não apascentam teus irmãos o rebanho em Siquém? Vem, enviar-te-ei a eles. Respondeu-lhe José: Eis me aqui.
14 Disse-lhe Israel: Vai, agora, e vê se vão bem teus irmãos e o rebanho; e traze-me notícias. Assim, o enviou do vale de Hebrom, e ele foi a Siquém.
15 E um homem encontrou a José, que andava errante pelo campo, e lhe perguntou: Que procuras?
16 Respondeu: Procuro meus irmãos; dize-me: Onde apascentam eles o rebanho?
17 Disse-lhe o homem: Foram-se daqui, pois ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. Então, seguiu José atrás dos irmãos e os achou em Dotã.
18 De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar.
19 E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador!
20 Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas; e diremos: Um animal selvagem o comeu; e vejamos em que lhe darão os sonhos.
21 Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles e disse: Não lhe tiremos a vida.
22 Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cisterna que está no deserto, e não ponhais mão sobre ele; isto disse para o livrar deles, a fim de o restituir ao pai.
23 Mas, logo que chegou José a seus irmãos, despiram-no da túnica, a túnica talar de mangas compridas que trazia.
24 E, tomando-o, o lançaram na cisterna, vazia, sem água.
25 Ora, sentando-se para comer pão, olharam e viram que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade; seus camelos traziam arômatas, bálsamo e mirra, que levavam para o Egito.
26 Então, disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar o nosso irmão e esconder-lhe o sangue?
27 Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas; não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne. Seus irmãos concordaram.
28 E, passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alcançaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito.
29 Tendo Rúben voltado à cisterna, eis que José não estava nela; então, rasgou as suas vestes.
30 E, voltando a seus irmãos, disse: Não está lá o menino; e, eu, para onde irei?
31 Então, tomaram a túnica de José, mataram um bode e a molharam no sangue.
32 E enviaram a túnica talar de mangas compridas, fizeram-na levar a seu pai e lhe disseram: Achamos isto; vê se é ou não a túnica de teu filho.
33 Ele a reconheceu e disse: É a túnica de meu filho, um animal selvagem o terá comido, certamente José foi despedaçado.
34 Então, Jacó rasgou as suas vestes, e se cingiu de pano de saco, e lamentou o filho por muitos dias.
35 Levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado e disse: Chorando, descerei a meu filho até á sepultura. E de fato o chorou seu pai.
36 Entrementes, os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda.



1 - O perigo da imaturidade


Tudo que é novo traz consigo dúvidas, e as certezas da vida e colocada em questionamentos, quando isso acontece o resultado é a imaturidade.

 

Jacó e sua família moravam nas proximidades de Hebrom a onde se deu inicio esse perigo. Vamos ler o relato bíblico em Gênesis 35.27.


Veio Jacó a Isaque, seu pai, a Manre, a Quiriate-Arba que é Hebrom, onde peregrinaram Abraão e Isaque.


Vamos ler o relato bíblico em Gênesis 37.14.


Disse-lhe Israel: Vai, agora, e vê se vão bem teus irmãos e o rebanho; e traze-me notícias. Assim, o enviou do vale do Hebrom, e ele foi a Siquém.




2 - O perigo do favorecimento


Como já mencionei todos nos já fomos favorecidos ou desfavorecidos em alguma situação da nossa vida, se isso ainda não aconteceu com você fique tranquilo esse dia não esta longe. Alguma situação que acontece na nossa vida que foge de nosso controle natural, e quando isso acontece ou seremos favorecidos ou desfavorecidos.


 
Um dos perigos mais comuns desde que existem seres humanos são as condições de favorecimentos de alguns em relação aos outros.


 
José era o filho favorito de Jacó, e isso se deu por alguns motivos: ele era o filho da sua velhice, e por causa disso, Jacó também conhecido como Israel, também o amava mais de que todos os seus filhos. Esse favorecimento de Israel por José fica evidente que ele mesmo pede para que esse favorecimento seja visível para os outros filhos e membros da sua família e a sociedade da sua época.


 
Israel fez que José usasse uma túnica diferenciada, ao longo de 20 anos de estudos na área de Teologia, Bíbliologia e Filosofia , é quatro leituras completa da Bíblia. Deus tem me concedido por sua Graça única e exclusiva por ela, aprendi que a expressão túnica talar implica várias interpretações entre elas: uma túnica de mangas compridas, uma túnica de muitas cores, ou uma túnica ornamentada.



Seja qual for a melhor explicação ou a melhor explicação apropriada, uma coisa e certa, a existência da túnica deixava uma indicação visível da posição privilegiada que José ocupava diante de seu pai.




3 - O perigo de falar ao invés de ficar em silencio.


Meu avô paterno Edson já falecido, costumava dizer a seguinte frase para seu neto Felipe: - Quem fala demais dá bom dia pra cavalo.


 
É obvio que ouvi essa frase inúmeras vezes do meu avô, mas somente a compreendi quando completei 18 anos de idade. José tinha nessa ocasião 17 anos de idade e quem está nessa idade ou já passou dela que e o meu caso, sabe bem o que essa idade significa e o que ela já significou.



 
Quando José contou o seu sonho para os seus irmãos, eles entenderam o significado do sonho, mas José não precisava ter contado o seu sonho dessa maneira para os seus irmãos. Através da atitude de José em contar o seu sonho da maneira que ele contou, fez com que seus irmãos ficassem com raiva deles.



 
José também teria autoridade sobre o seu próprio pai que lhe tinha concedido a túnica sobre autoridade de seus irmãos.



 
Precisamos entender que sempre haverá perigo quando expomos aquilo que Deus coloca como verdade para nós. Entretanto, precisamos saber a diferença entre guardar para nós, compartilhar para os outros, e como compartilhar para os outros.



 
Saiba o momento certo entre falar e ficar em silencio, fazendo isso estaremos prontos para amadurecer espiritualmente. Porque o que Deus promete para nós, Ele é Fiel para cumprir mesmo que não entendemos  de imediato devido, as inúmeras circunstancias que o próprio Deus permite que acontece na nossa vida com Ele para o nosso crescimento e amadurecimento espiritual.




Frase: Nenhum cristão que tem o habito de leitura e estudo da bíblia que pede a orientação de Deus para que revele a sua verdade serão enganados. Já os cristãos que são superficiais em seu habito de leitura e estudos da Bíblia serão enganados. Felipe Marques.






ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!

  




ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.



  
Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

 

 
Foto: Pixabay
Tradução Bíblica: (ARA) Almeida Revista Corrigida Editora Sociedade Bíblica do Brasil.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo