Bíblias de Coverdale, Mateus e a Grande Bíblia

em 10 fevereiro 2019




No estudo de hoje vamos aprender e conhecer um pouco mais sobre as Bíblias de Miles Covardale era um Padre Anglicano e tradutor da Bíblia nascido na Inglaterra no ano de 1488 e estudou na Universidade de Cambridge. Se deseja saber mais sobre Mile Coverdale clique aqui.



William Tyndale (também chamado de Tindall ou Tyndall; Gloucestershire, Inglaterra, c. 1484 - perto de Bruxelas, Dezessete Províncias, 6 de outubro de 1536) foi um pastor protestante e acadêmico inglês, mestre em Artes na Universidade de Oxford. Traduziu a Bíblia para uma versão inicial do moderno inglês. Clique Aqui para saber mais.




1 - Miles Covardale 1488-1569



Miles Coverdale foi o responsável pela primeira Bíblia em idioma inglês completa e foi impressa em 4 de outubro de 1535, que ficou sendo conhecida como a Bíblia de Coverdale.




2 - Miles Covardale e William Tyndale



Miles Coverdale era amigo pessoal de William Tyndale, através dessa amizade, Miles Coverdale baseou a sua tradução na Vulgata latina e na Bíblia de idioma alemão de Martinho Lutero.




3 - A influência da Bíblia de Miles Covardale



Thomas Cromwell ordenou que todos os sacerdotes ingleses tivessem a Bíblia de Coverdale. Veja a Citação do Estadista Inglês Thomas Cromwell.



"A Bíblia de Miles Coverdale deve estar em um local conveniente dentro da igreja a fim de achar a cura por meio dela, onde os paroquianos possam comodamente lançar mão dela para ler".



Sendo assim, a sua tradução ficou famosa por ser a primeira tradução que obteve a permissão para circular de maneira livre pela igreja oficial.


Miles Coverdale ficou conhecido como "o escritor dos escritores" devido a beleza de sua tradução da Bíblia para o idioma inglês. Veja a Citação do Teólogo Mark Water.



"Além de William Tyndale, o homem de quem aqueles que amam a Bíblia inglesa têm a maior dívida é Miles Coverdale"



Quem é Mark Water?


Mark Water nasceu em Devon - Inglaterra e fez treinamento para o ministério anglicano no London College of Divinity. Ele foi ordenado como ministro evangélico em 1966. E, nos últimos vinte anos, esteve envolvido com o ministério de literatura cristã, como escritor, editor e consultor. É autor da série:


  • Bible Made Easy (Facilitando o entendimento da Bíblia), da série
  • Made Simple (simplificando),
  • The Encyclopedia of Christian Quotations (A enciclopédia de citações cristãs)
  • The Encyclopedia of Martyrs (A enciclopédia dos Mártires)
  • Parallel Commentary on the New Testament (Comentário paralelo sobre o Novo Testamento)


E muitos outros livros.



4 - Apócrifos



Miles Coverdale foi o primeiro tradutor que separou os apócrifos do Antigo Testamento. Ele colocou os apócrifos em um apêndice no final de sua Bíblia.



5 - Resumos de Capítulos



Miles Coverdale foi o primeiro tradutor da Bíblia a apresentar resumos de capítulos diferentes dos pequenos títulos de capítulos encontrados na Vulgata.




6 - Salmos de Miles Covardale



A tradução de Miles Coverdale de Salmos foi revisada por ele mesmo para a Grande Bíblia de 1539. A tradução de Salmos que ainda se imprime no Livro de oração comum é uma tradução de Miles Coverdale.




7 - A Bíblia de Mateus 1537



A Bíblia de Mateus foi provavelmente produzida e traduzida por John Rogers, um amigo pessoal de William Tyndale.




8 - Segunda Bíblia completa no idioma inglês



John Rogers imprimiu e publicou a sua segunda Bíblia completa em inglês em 1537.



9 - Pseudônimo



John Rogers imprimiu e publicou sua tradução da Bíblia com o pseudônimo, Thomas Mattew, devido o fato de a tradução da Bíblia de William Tyndale ainda era proibida pelas autoridades inglesas de sua época.




10 - Manuscritos usados



John Rogers baseou a sua tradução no Pentateuco e no Novo Testamento de William Tyndale, na Bíblia de Miles Coverdale e em sua própria tradução do texto e manuscritos.



A Bíblia traduzida por John Rogers portanto contém dois terços da tradução da Bíblia de William Tyndale e um terço da tradução da Bíblia de Miles Coverdale. Essa Bíblia ficou conhecida popularmente como a Bíblia de Mateus. Veja a Citação do Teólogo L.A. Weigle sobre a Bíblia de Mateus.



"Foi a Bíblia de John Rogers que se tornou a base de todas as versões inglesas posteriores, e foi intermédio da republicação da Bíblia de John Rogers que a versão de 1535 de William Tyndale do Novo Testamento teve sua maior influência sobre as versões subsequentes".




11 - A grande Bíblia 1539



A Grande Bíblia em sua essência é uma revisão da Bíblia de Mateus totalmente realizada através da supervisão de Miles Coverdale, essa Bíblia recebeu o nome de A Grande Bíblia devido ao seu tamanho.



As páginas da Grande Bíblia mediam aproximadamente 23 x 38 centímetros e o texto impresso da página cobria uma área de aproximadamente 22 x 33 centímetro.




+ ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!


- Traduções da Bíblia de Martinho Lutero e William Tyndale
- A autoridade da Bíblia na pós-modernidade
- As 25 Traduções da Bíblia da Idade Média
- História das traduções da Bíblia
- O período dos patriarcas da Bíblia
- Conheça as bíblias judaicas, ortodoxas, católicas e protestantes
- A Origem da Bíblia






ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok



Foto: Pixabay
Fonte e citações: Enciclopédia de Fatos da Bíblia Editora Hagnos
Quem é Mark Water? Retirado do livro Enciclopédia de Fatos da Bíblia Editora Hagnos - contra capa. Nada consta na internet sobre este teólogo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo