Você sabe o que é Adoração?

em 01 junho 2018




Assim como o louvor, a adoração tem outro significado. Segundo o dicionário adoração é: veneração, culto que se rende a (alguém ou algo) que se considera uma divindade.
 

 
Adoração mau aplicada é um perigo, o ser humano tem a tendência natural e a necessidade de venerar, adorar algo/alguém, por que Deus fez o ser humano por um único propósito – PARA ADORAR, mas não adorar qualquer deus ou qualquer coisa como um objeto, exemplo: carro, casa, mãe, pai, esposa, marido, filhos, status, emprego, dinheiro ou um cantor/artista, alguém que se destaca no mundo da celebridade, alguém famoso.



Não podemos colocar nada e nem ninguém acima do único Deus verdadeiro, que vive e reina. Nada e nem ninguém pode substituir Deus em nossas vidas, por mais importante que certas e pessoas tenham, Deus é especial, Ele é nosso criador, nessa razão deve ser a nossa prioridade. *A Bíblia ensina que só devemos adorar a Deus. A verdadeira adoração vem do coração, não é só um ato exterior. Quem adora outro que não seja Deus, rejeita a Deus.
 


Adoração é mostrar amor e respeito, se dedicando totalmente a Deus. Só Deus merece tanta dedicação e reverência, porque Ele nos criou e é soberano sobre tudo. Mais ninguém merece adoração (Lucas 4:8).

 

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.
 

 
A adoração vem de dentro e é mostrado em atos que fazemos. Podemos adorar individualmente ou em grupo, com outras pessoas que amam a Deus. Mas atos de adoração que não são sinceros não é adoração, só ritual sem valor (João 4:23).



Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.



Algumas formas de adoração são:



Louvar é - agradecer a Deus, lembrando como Ele é bom e tudo que fez por nós. Podemos louvar cantando, orando, escrevendo, até dançando!



Estudar a Bíblia - quem adora a Deus quer conhecer mais sobre Ele e o que O agrada, por isso lê a Sua Palavra.



Obedecer - guardar seus mandamentos e aplicá-los à vida diária. Isso significa submeter-se à vontade de Deus (Romanos 12:1).



Rejeitar o Pecado - Deus odeia o pecado. Quem O adora não O quer entristecer, por isso lutará contra o pecado, com a ajuda de Jesus.



Amar as pessoas - quando ajudamos uns aos outros em amor, adoramos a Deus, que ama a todos (1 João 4:11-12).



Ir à igreja - na igreja adoramos a Deus todos juntos, de várias maneiras. Mostramos adoração tirando tempo só para Ele, em comunidade.

 

O que é adorar em espírito e em verdade?


Adorar em espírito e em verdade é adorar a Deus de todo coração, com a ajuda do Espírito Santo. A verdadeira adoração vem do coração, não de fatores externos como o lugar, a cerimônia ou palavras repetidas. Adorar em espírito e em verdade é adorar com sinceridade e fé (João 4:23-24).


23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.



Adorar é mostrar amor, respeito e dedicação a Deus. Rituais como ir à igreja e cantar louvores ajudam a expressar essa adoração, mas só têm valor quando é fruto do desejo do coração de adorar a Deus. Deus não se agrada de rituais sem sinceridade. Adorar em verdade é adorar por querer adorar a Deus, por tudo que Ele é e tudo que Ele faz (Salmos 51:16-17).



16 Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.


Adorar em espírito é adoração viva. O espírito é aquilo que nos liga a Deus e nos dá vida. A verdadeira adoração vem da comunhão com Deus. Podemos ter essa comunhão através do Espírito Santo, que mora dentro de cada pessoa salva (Atos 2:38).


Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; Com a tua face me encherás de júbilo.



Porque Jesus falou sobre adorar em espírito e em verdade? 



Jesus falou sobre adorar em espírito e em verdade porque uma mulher samaritana lhe tinha perguntado como se deve adorar a Deus. Os judeus e samaritanos brigavam sobre a forma correta de adorar a Deus. Os judeus adoravam no templo em Jerusalém, mas os samaritanos achavam que a adoração deveria ser feita no monte que eles consideravam sagrado (João 4:19-21).


19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.


No Velho Testamento Deus tinha escolhido o templo de Jerusalém como o único lugar de adoração, para impedir que os israelitas misturassem a adoração ao Deus verdadeiro com a adoração a deuses falsos. No templo, debaixo da instrução dos sacerdotes, os judeus aprendiam sobre Deus, o adoravam e ofereciam sacrifícios. A localização era importante, mas não era o mais importante. O que contava era a atitude dos adoradores (Deuteronômio 12:4-7).


4 Assim não fareis ao Senhor vosso Deus;
5 Mas o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali vireis.
6 E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.
7 E ali comereis perante o Senhor vosso Deus, e vos alegrareis em tudo em que puserdes a vossa mão, vós e as vossas casas, no que abençoar o Senhor vosso Deus.


Tanto os judeus quanto os samaritanos perderam esse foco. Muitos deles começaram a dar mais importância ao lugar e às cerimônias que ao estado do coração dos adoradores. No seu pensamento, quem cumprisse os rituais de maneira certa estava bem com Deus, mesmo se não fosse feito pelas razões certas nem com sinceridade. Adorar a Deus era apenas um ritual.




Jesus voltou a centrar a atenção naquilo mais importava: o coração. O grande mandamento é amar a Deus com tudo que somos. Essa é a verdadeira adoração ( Mateus 22:37-38).


37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38 Este é o primeiro e grande mandamento.




ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!

- Você sabe o que é Louvor?
- 6 Atos de Adoração na Guerra
- O que é Temor?
- 04 tipos de adoração INACEITÁVEL por Deus
- 10 "sintomas" de quem tem fome de Deus
- O que significa a expressão "andar na presença de Deus?"
- Você é um adorador?
- Adoração - Deus é glorificado
- A face de Deus
- Apreciando o evangelho






ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.

  


Hey, 


O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 


 
Foto: Pixabay
Tradução Bíblica: JFA
Fonte: Crédito do artigo a partir do * em vermelho site Respostas Bíblicas




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo